Projetos de Pesquisa

Banner blog - Bruna

Bruna Klassa (doutorado)

Diversidade Filogenética e análise de padrões da infraordem Tabanomorpha (Insecta: Diptera) da região Neotropical
Uma das medidas mais tradicionais de diversidade leva em conta o número de espécies em uma região (em função da área – densidade de espécies – ou do número de indivíduos – abundância de espécies) e suas contribuições relativas. Contudo, a incorporação de informações sobre as relações filogenéticas e padrões biogeográficos a essas medidas é potencialmente interessante para as ações voltadas à conservação ambiental. A presente proposta pretende discutir os resultados obtidos a partir da utilização do índice de Diversidade Filogenética e da riqueza de espécies, utilizando a infraordem Tabanomorpha da Região Neotropical como modelo de estudo. Ainda, pretende-se identificar a áreas de endemismo para a infraordem, a fim de valorizar as alternativas para ações conservacionistas que priorizem a singularidade ecológica e filogenética dos grupos biológicos. Tal abordagem pode indicar os prognósticos para a conservação biológica a partir da integração entre Evolução, Ecologia e Biogeografia.

Palavras-chave: área de endemismo; biodiversidade; biogeografia; conservação biológica; insetos; sistemática filogenética.

outro-treco

Banner blog - Daubs

Daubian Santos (mestrado)

Sistemática e biogeografia do gênero Acrophila Edwards (Diptera, Tipulomorpha, Limoniidae)
O gênero Aphrophila (Diptera: Limoniidae) inclui 19 espécies descritas, 11 das quais estão distribuídas ao da Sul da América do Sul (Argentina e Chile) e 8 na Nova Zelândia. Entretanto, o conhecimento sobre a biogeografia do grupo é muito limitado pela ausência de uma hipótese filogenética para as espécies. Nesse contexto, o projeto visa realizar uma filogenia utilizando dados morfológicos e moleculares e uma estimativa de um relógio molecular. Representantes de todas as espécies estão disponíveis para analisar a morfologia e a grande maioria para extração e DNA. Serão usados os genes 28S do DNA ribossomal e o gene nuclear CAD para estimar a filogenia e o tempo de divergência entre as espécies pertencentes ao gênero.

Palavras-chave: Diptera; Limoniidae, 28S; CAD, biogeografia, sistemática

outro-treco

Banner blog - Bruno

Bruno Garcia Piato (mestrado)

Sobre a retomada da biogeografia de vicariância: Diptera como grupo modelo para a construção de um arcabouço teórico-metodológico
A biogeografia histórica vem presenciando uma força crescente do dispersalismo como processo gerador de padrões. Isto fica ainda mais acentuado sob o olhar molecular que a ciência biológica vem assumindo, resultando em dados cada vez mais dependentes dos métodos empregados para gerá-los. Contudo o olhar dispersalista da evolução geográfica da biota não é plausível de corroboração e refutação na maior parte do casos, diferentemente da biogeografia de vicariância, que assume eventos e fenômenos geológicos como forças motrizes de evolução geográfica das espécies, contendo um bom grau de corroboração e passível de ser submetido a métodos de iluminação recíproca e de consiliência biogeográfica. Diptera, por ser um grupo com baixo potencial de dispersão e movimentação restrita, representa um bom modelo para a construção de um arcabouço teórico-metodológico para a biogeografia histórica.
Palavras-chave: Diptera; biogeografia histórica; dispersalismo; vicariância; evolução.
outro-treco Banner blog - Gustavo

Gustavo Rodrigues Rosa (mestrado)

Sobre a necessidade de alfabetização cientifica em direção a uma expansão anti-especista do Princípio da Dignidade Humana à luz da evolução dos animais e do Transhumanismo
O presente projeto visa discutir a necessidade de construção de uma abordagem educacional que ultimamente ensaie uma reforma no Princípio da Dignidade Humana e seus efeitos políticos e sociais, em direção a uma expansão que abranja todos os seres sencientes do planeta, incluindo possíveis futuros intelectos artificiais e seres pós-humanos. Essa expansão justifica-se à luz da compreensão científica da evolução dos seres vivos animais, que conclui o fenômeno da vida como um contínuo mutável e senciente na qual o Homem não se destaca em essência. Dessa forma, este trabalho se utilizará de conclusões da biologia, da genética, da neurologia e de outros campos afins, para formar uma filosofia de compromissos morais baseada em evidências. O principal objetivo do presente projeto é utilizar elementos da história evolutiva da vida para demonstrar a necessidade de construção de uma educação moralmente abrangente, que possa funcionar como base para reconstruções bioéticas e reformas na organização social da relação humana-animal assim como ensaiar o possível, embora especulativo, envolvimento futuro dos intelectos artificiais e dos seres pós-humanos no mundo. Essa ética pós-evolucionista – ou seja, uma reavaliação da ‘posição do homem’ perante os animais como apenas parte de um contínuo existencial compartilhador de senciência, afim de buscar-se dignidade universal da vida – é uma construção de superação do especismo humano como fundamento para uma nova educação que enseje reformas políticas e sociais diretamente relacionadas à realidade das outras espécies e que também leve em conta futuros intelectos produzidos ou modificados pela tecnologia.
Palavras-chave: Alfabetização científica; Bioética; Especismo; Evolução; Transhumanismo.
outro-treco
 Banner blog - Ste

Stephanie Sampronha (mestrado)

Sistemática filogenética e biogeografia histórica de Athericidae (Diptera, Brachycera)
A quantidade e variedade de insetos existentes são significantes para o impacto sobre o ambiente e sobre nossas vidas, travando uma intimidade importante com a nossa sociedade tanto em relação à transmissão de doenças quanto à agricultura, alimentação e materiais. A família estudada no presente trabalho, Athericidae, faz parte da infraordem Tabanomorpha, subordem Brachycera, ordem Diptera, classe Hexapoda e filo Arthropoda. A infraordem Tabanomorpha se encontra na subordem Brachycera, e inclui tradicionalmente as famílias Athericidae, Rhagionidae, Tabanidae, Vermileonidae e Oreoleptidae. As relações de posicionamento com os outros Diptera é uma questão incerta, devido à falta de sinapomorfias claras e consistentes para delimitar as relações de parentesco dos Tabanomorpha. Para compreender a evolução dos Athericidae como um todo, o presente trabalho tem como propósito realizar um estudo morfológico e filogenético do grupo, buscando resolver o posicionamento entre os gêneros de Athericidae. Além disso, será realizado um estudo de biogeografia histórica com a finalidade de compreender a evolução biogeográfica dos Athericidae e corroborar o estudo filogenético através da consiliência biogeográfica.

Palavras-chave: Insetos; Diptera; Tabanomorpha; Athericidae; Sistemática Filogenética.

outro-treco

Banner blog - Bia

Bianca Cegolin (iniciação científica)

Morfologia Comparativa da infraordem Tabanomorpha (Diptera, Brachycera)
Na atualidade, os insetos formam o grupo dominante de animais na Terra, ultrapassando em número o de todos os outros animais terrestres, estando presente em praticamente todos os habitats. A infraordem que será estudada no presente trabalho, Tabanomorpha, faz parte da subordem Brachycera, ordem Diptera, classe Hexapoda e filo Arthropoda. Esta infraordem Tabanomorpha inclui tradicionalmente as famílias Athericidae, Rhagionidae, Tabanidae, Vermileonidae e Oreoleptidae, além de Pelecorhynchidae (de posicionamento incerto). As relações de parentesco com os outros Diptera são ainda obscuras, principalmente devido a falta de sinapomorfias claras e consistentes para delimitar as relações de parentesco entre os componentes de Tabanomorpha e desta com os demais grupos de dípteros. Este projeto visa, através de ilustrações da morfologia de adultos, fornecer material para análises comparativas com a finalidade de facilitar a identificação de possíveis hipóteses de homologia primária e, consequentemente, a delimitação de relações de parentesco entre os grupos componentes da infraordem Tabanomorpha.

Palavras-chave: Insetos; Diptera; Tabanomorpha; Sistemática Filogenética; Morfologia Comparativa

 

outro-treco

Banner blog - Doug

Douglas W. Cirino (iniciação científica)

Distribuição Geográfica de Atropelamentos de Mamíferos de Médio-Grande Porte no Brasil

A ecologia de estradas é uma área que surgiu com a identificação de efeitos das vias e rodovias, bem como descontinuidades lineares sobre os biomas. Dentre muitos impactos provenientes da implantação de estradas um dos mais comuns e mais facilmente identificados é o atropelamento e morte de animais por colisões com veículos. Tais dados são amplamente obtidos através de bancos de dados, notícias e pesquisas científicas, porém muitas vezes não são sistematizados. Sistematizar e agrupar de forma organizada os dados pode resultar em informações relevantes para o estudo não somente dos efeitos das estradas sobre as populações e comunidades, mas também sobre costumas de vida e distribuição geográfica de espécies afetadas. O estudo do panorama histórico e espacial dos últimos dez anos dos atropelamentos a mamíferos nativos de médio e grande porte nos permite configurar uma distribuição biogeográfica dos atropelamentos no território brasileiro. Buscar dados que podem exprimir informações de forma esclarecedora permite o uso de tais informações para demais pesquisas na área de ecologia de estradas.

outro-treco

 

Banner blog - Ricardo

Ricardo Cezar Ramos Nicolau (iniciação científica)

Sobre as implicações da nomenclatura da venação alar de Tipulomorpha (Diptera) nas hipóteses de parcimônia do grupo.

Os Tipulomorpha são um dos grupos (geralmente tido como basal) mais diversos de Diptera. São representados por mais de 500 gêneros e subgêneros e apresentam uma filogenia pouco explorada nos diversos níveis e portanto problemática dentro da Ordem. A nomenclatura da venação das asas de Tipulomorpha corresponde ao uso de homologias primárias para elaboração de hipóteses parcimoniosas. Por esse motivo a proposicão de novas nomenclaturas gera  codificações  que, por sua vez, alteram a topologia, o que pode gerar impactos significativos nas interpretações tradicionais de Diptera.

Palavras-chave: Diptera; Tipulomorpha; Sistemática; Venação alar; Nomenclatura asa.